top of page

O que fazer com os retalhos que sobram.

No dia a dia, é comum que os retalhos e sobras de tecidos se acumulem no local de confecção. Para liberar espaço para novos tecidos, muitas vezes é preciso se desfazer dos retalhos. Felizmente, a maneira mais inteligente – e lucrativa – de fazer isso é reaproveitá-los para criar novos artigos.



Comercializar esses trabalhos manuais, principalmente quando são feitos com capricho e apresentam um bom acabamento, é uma ótima forma de obter lucro. Seja para vender em casa, online ou em feiras de artesanato, é importante considerar todas as ideias de produtos antes de definir o que será feito.


Neste post, reunimos algumas dicas para você considerar na hora de trabalhar com os retalhos.


DICA 1: ORGANIZE SEUS RETALHOS

Separe seus retalhos em categorias. Pode dividir por tamanho, tipo de tecido, cores, estampas. O que for mais lógico para você. E o que for possível no espaço que você tem disponível.


DICA 2: IDENTIFIQUE OS TECIDOS

Depois de organizar e identificar os retalhos que você tem. Chegou a hora de combinar. Nem todos os tecidos combinam entre si. Por questões de peso, caimento, comportamento, elasticidade. Por isso é importante verificar quais tecidos combinam entre si. Faça pequenos grupos para poder trabalhar depois.


DICA 3: COMBINE ESTAMPAS E CORES

Agora que já separamos os tecidos em grupos de tamanhos. Separamos os que combinam pelo comportamento do tecido. Chegou a hora de criar grupos de estampas e cores que combinem.


É IMPORTANTE ESCOLHER OS TECIDOS ANTES DE DETERMINAR O MODELOS DA ROUPA, POIS OS RETALHOS É QUE VÃO INDICAR QUAL O MELHOR MODELO QUE SE PODE CONSEGUIR COM AQUELES PEDAÇOS.


DICA 4: DEFINA O MODELO

Como acabamos de falar, são os retalhos que vão determinar o modelo a ser feito. Você pode escolher o tipo que roupa que você deseja. Se é ima regata, blusa com manga, sem manga, longa, infantil, masculina, feminina, etc.


Com o modelo base, você vai olhar para os retalhos e ver como combinar aquelas partes criando retalhos sobre a base do modelo. De certa forma você vai criar uma estampa geométrica com os recortes do tecido.


DICA 5: UTILIZE AVIAMENTOS

Essa dica serve em qualquer etapa da criação com retalhos. Aproveite e use também retalhos com rendas, fitas, passamanarias, tules. O que você tiver, pois esses elementos também vão sobrando e virando retalhos em nossas coisas. Você pode pegar um tecido que sobrou várias faixas, que não dá para fazer uma blusa, mas adicionar outras faixas de faixa de renda e criar um modelo muito bonito. Use os aviamentos a seu favor.


retalhos com renda


DICA 6: USE SUA CRIATIVIDADE

Esse tipo de trabalho é um pouco mais fora da sequencia que estamos acostumados quando falamos em costurar roupas. Ele não é tão rápido, pois exige que você pense e escolha todos os detalhes. Mas o resultado final vale a pena. Você vai ter uma roupa única e com muito estilo. E mais importante você está exercitando sua criatividade, criando soluções (peças novas) para um problema (retalhos de tecido).


Pode manter no básico e trabalhar com color block, com tecidos lisos. Ou ousar e misturar estampas das mais variadas. Existem algumas dicas para misturar estampas. Mas isso fica para um próximo post.


Agora que já conferiu as dicas, vamos colocar a mão na massa?


Referência: https://inara.art.br/retalhos-de-tecido-transforme-os-em-roupas/

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page